Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Dourados realiza audiência pública de prevenção ao Suicídio

- Publicidade -

01/07/2016 09h13

Dourados realiza audiência pública de prevenção ao Suicídio

Realizada na noite de quinta-feira com proposição dos vereadores Sérgio Nogueira e Marcelo Mourão

Da redação

Realizada na noite de ontem(30), quinta-feira Audiência Pública com o tema ‘ promoção à vida e prevenção ao suicídio’.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Dourados, com carga horária de 4 horas de proposição dos Vereadores Sérgio Nogueira e Marcelo Mourão.

Com início às 19 horas, estiveram presentes os debatedores: Wendel Lissa Dalprá – psiquiatra especialista em medicina de família, Rosemeire Pereira Souza Martins – psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Unigran e Joe Graeff Filho – advogado e coordenador do curso de Direito da Unigran. Houve emissão de certificados: 8 horas para o Seminário e de 4 horas para Audiência Pública.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, afetando, sobretudo, a população jovem. Para debater o assunto e buscar ações para prevenção, a Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira, dia 30 de junho, o I Seminário e Audiência Pública sobre “Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio”, sob a proposta do vereador Sergio Nogueira (PSDB), em conjunto com o vereador Marcelo Mourão (PRP). O evento contará com palestra do capitão bombeiro militar, Edilson dos Reis.

O Brasil está na 8ª posição em maior número de suicídios. O índice de suicídio em Mato Grosso do Sul é alarmante, conforme dados do Ministério da Saúde, o estado é o 3º em maior número de incidências. Em 2014, foram 8,1 casos para cada 100 mil habitantes entre 2006 e 2010, quase o dobro da média nacional, que é de 4,8 casos.

De acordo com Sergio Nogueira, o problema se agrava ainda mais quando se compara a situação de Dourados, sendo maior do que o número médio do estado. “Em 2013, segundo o SIN (Sistema de Informações sobre Mortalidade), o número de suicídios em nossa cidade registrava o dobro da média nacional e, por vezes, número maior do que o índice internacional, com a taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes”, menciona.

Fotos : Estanislau Sanábria

Componente da mesa que participou da Audiência Publica sobre a prevenção ao Suicídio

Rosemeire Pereira Souza Martins – psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Unigran

palestra do capitão bombeiro militar, Edilson dos Reis.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.