Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Homenagem para Dom Redovino na Jornada Diocesana da Juventude 2015

- Publicidade -

10/11/2015 10h37

Homenagem para Dom Redovino na Jornada Diocesana da Juventude 2015

Leia na íntegra, homenagem do Setor Juventude para Dom Redovino Rizzardo, durante a JDJ 2015:

Sou Fabiane Vieira do Nascimento, participo do grupo de jovens Universitários Católicos, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Dourados, e recebi um convite muito especial para dizer algumas palavras para nosso querido Dom Redovino em nome da nossa juventude. Por curiosidade, fui pesquisar a origem etimológica da palavra “BISPO”. Do latim vem do termo “EPISCOPUS”, que resumidamente quer dizer “aquele que vê por cima, pelo alto, que supervisiona”.

O significado da palavra “BISPO” fez muito mais sentido quando parei para refletir sobre as atitudes, exemplos e obras daquele que por 14 anos foi o pastor da nossa diocese. Dom Redovino não é apenas um homem que por sua alma pura e bondosa “VÊ AS COISAS DO ALTO” – já que ele está mais perto de Deus que muitos de nós – mas também com seu jeito simples e acolhedor conseguiu se aproximar de todo seu rebanho. Por isso, carinhosamente nós o chamamos simplesmente de “DOM” e, por isso, peço licença agora para me dirigir diretamente a ele.

Dom, desde o dia em que comecei a escrever essa homenagem tive o desafio de expressar em palavras tudo o que cada jovem sente por você e demonstrar o quanto somos gratos por seus tantos feitos. Saiba que sua marca está registrada em cada detalhe de nossa vida pastoral e pessoal e ficará para sempre em nossos corações. Seus cuidados e esmeros para proporcionar aos jovens um lugar aconchegante e de ação na igreja foram além do esperado. Como não se lembrar daquele que sempre com olhar terno nos transmite a doçura de uma Mãe, e também com a seriedade e responsabilidade de um Pai e Pastor nos diz que precisamos ser os construtores e protagonistas da sociedade, claro que a começar de nós mesmos.

O Senhor escolheu como lema episcopal “Unânimes com Maria” e nos mostrou durante todos esses anos que, como Maria, devemos ter coragem de dizer Sim à vida e às atitudes coerentes com as lições de nosso Mestre Jesus. E assim, tudo o que de bom acontece é por graça de Deus. Isso nos dá coragem para dizer o nosso SIM quando o mundo nos diz e nos mostra que não vale a pena ter um ideal de vida, que não vale a pena ser cristão. Temos o Senhor como exemplo e testemunho vivo de evangelho, de que vale a pena ter um ideal e lutar por um ideal.

Observando todo seu trabalho de construção, sempre alinhado com os valores cristãos, dentro desta diocese e, consequentemente, de construção também de uma sociedade melhor, percebo que algumas características marcantes de seu episcopado são a caridade e a compaixão. Virtudes presentes no modo como se preocupa com os menos favorecidos, com a vivência dos valores cristãos pela juventude e com o dever de sermos uma “Igreja em saída”, missionária, de deixarmos a própria comodidade e termos a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho, como tanto diz nosso Papa Francisco.

Seus exemplos nos encorajam a vivenciar o amor e a ter esperança de dias melhores, mesmo num mundo que se mostra muitas vezes cruel e desumano. Sem contar seus lindos textos, artigos e mensagens que nos ajudam a encarar os desafios diários e buscarmos a mudança que queremos no mundo dentro de nós mesmos.

E não poderia deixar de dizer que é um pastor com cheiro de suas ovelhas. A sua presença entre nós é motivo de alegria, pois nos faz perceber o quanto somos de fato protagonistas de um mundo e de um país que precisa de nossa esperança e de nossos sonhos, que devem partir de nossos valores cristãos e sempre pensando no bem comum.

Em certo artigo, o Senhor disse: “Por ser amor, Deus é sempre jovem”. Por isso, quanto mais perto dele alguém se mantiver pelo amor, mais bela, profunda e duradoura será a sua juventude. Mais do que uma fase da vida, ela é um estado de espírito. Assim, somos gratos a este Jovem Dom Redovino que nos encoraja e nos convence de que vale a pena acreditar numa igreja mais jovem e a partir disso em mundo de mais amor, pois só o Amor Constrói.

Hoje, o Senhor encerra o seu ciclo. Logo não será mais o nosso Bispo, mas será sempre o nosso Pastor, aquele que nos transmite com esse sorriso doce a esperança e a alegria de ser de Deus. Palavras são pequenas e poucas perto do quanto gostaríamos de lhe retribuir, contudo, ficam aqui nossos agradecimentos, homenagens e muito carinho, em nome de toda a juventude da Diocese de Dourados, por toda a doação e dedicação a nós dispensada. Que Deus o abençoe sempre e a Mãe Imaculada lhe mantenha a coragem e alegria de ser sempre sinal do amor em nossas vidas. Fica aqui o nosso até logo.

Amamos Você.

DOURADOS, 08 DE NOVEMBRO DE 2015.

Assista ao vídeo:


Dom Redovino e Fabiane Vieira, jovem universitária católica


Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.