Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Programa Ponto de Vista aborda Educação dos Surdos

- Publicidade -

Da redação:

O Programa Ponto de Vista do sábado, 22 de abril, da Rádio Coração FM, apresentado pelo Padre Fernando Lorenz abordou a Educação dos Surdos.

Dia 23 de Abril, comemora-se o Dia Nacional da Educação dos Surdos. Uma data criada para lembrar as lutas e conquistas a respeito da escolarização de estudantes surdos e a integração no ensino regular.

Desde a antiguidade a comunidade surda luta pelo seu reconhecimento na nossa sociedade. A educação dos surdos começou no governo imperial, quando Dom Pedro II criou a primeira escola de educação de meninos surdos, em 26 de setembro de 1857.

O Imperial Instituto de Surdos-Mudos era localizado no Rio de Janeiro. A fundação do Instituto propiciou o início do processo de educação formal dos surdos no Brasil, que passaram a ter uma escola especializada e surgiu a oportunidade de criar a Língua de Sinais dos Centros Urbanos (LSCB).

O Dia Nacional de Educação de Surdos, comemorado hoje, 23 de abril, é uma data criada para lembrar as lutas e conquistas a respeito da escolarização de estudantes surdos e a integração no ensino regular.

Conforme dados de 2010 do IBGE, 5% da população brasileira é formada por pessoas surdas. A parcela corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos. Atualmente, temos leis federais que incluem alunos surdos na rede pública de educação e fomentam a sua entrada no mercado de trabalho.

Portanto, o dia 23/04 é uma forma de conscientizar sobre a luta pela comunicação, pelo ensino e aprendizagem de pessoas surdas e, claro, pela inclusão no mercado de trabalho.

CONVIDADOS:

– ALEXANDRA MARA PEREIRA: Atualmente estou coordenadora da Central de Interpretação de Libras do município de Dourados, atuando como intérprete de Libras em contextos comunitários. Sou bacharel em letras libras UFSC/UFGD , tem especialização em educação especial pela UFMS e  mestrado em Letras na UFGD;

– LUCIANE DE LIZ CENTURIÃO: Professora do Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de Dourados, licenciada em Letras Libras UFSC/UFGD e Especialista em Atendimento Educacional Especializado;

  • – Dawison Freitas Marques – Intérprete linguagem LIBRAS;
  • – Jeferson Freitas; Intérprete linguagem LIBRAS;
  • O programa Ponto de Vista tem apresentação do Pe. Fernando Lorenz, produção de Ozair Sanábria  e  do Jornalista – Reynaldo Felix.

Reveja o programa na íntegra:

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.