Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Roma se prepara para receber 35 milhões de peregrinos durante o ano jubilar de 2025

- Publicidade -

Acidigital

Enquanto Roma e o Vaticano se preparam para receber quase 35 milhões de pessoas para o Ano Jubilar da Esperança de 2025, uma assistente experiente de Jubileus anteriores deu alguns conselhos para uma peregrinação frutífera.

“Uma peregrinação tão massiva quanto a de um ano jubilar deve ser uma experiência espiritual única e maravilhosa”, disse Joan Lewis à CNA, agência em inglês da EWTN. 

Lewis, autora do livro “Um Ano Santo em Roma: guia completo do peregrino para o Jubileu da Misericórdia”, disse que “ver pessoas de todo o mundo rezar… é uma experiência da Igreja universal. Para mim, fortalece minha fé”.

Um Jubileu é um tempo especial de graça e peregrinação na Igreja Católica. Costuma acontecer a cada 25 anos, embora o papa possa convocar Anos Jubilares extraordinários, como no caso do Ano da Misericórdia 2016 ou do Ano da Fé 2013.

O encontro de 2025 será o primeiro Jubileu Ordinário desde o Grande Jubileu do Ano 2000.

Uma parte central de qualquer Jubileu são as Portas Santas, que ficam na basílica de São Pedro e em outras grandes basílicas de Roma. Essas portas são seladas por dentro e só são abertas durante o ano do Jubileu. Em 2016, as dioceses católicas também tiveram suas próprias Portas Santas.

A abertura da Porta Santa simboliza a oferta de um “caminho extraordinário” para a salvação dos católicos. Os peregrinos que passam por uma Porta Santa podem receber uma indulgência plenária nas condições habituais.

Os jubileus têm raízes bíblicas. Já na era mosaica foram estabelecidos anos de graça a serem celebrados a cada 50 anos para a libertação dos escravos e o perdão das dívidas como manifestações da misericórdia de Deus. A prática foi restabelecida pelo papa Bonifácio VIII em 1300.

Os jubileus são planejados com anos de antecedência, e o Ano da Esperança de 2025 não é exceção. O tema foi anunciado em janeiro de 2022. Agora, a cidade de Roma se prepara para lançar uma série de projetos de infraestrutura para aprimorar a experiência dos peregrinos.

A Santa Sé disse que aproximadamente 20,4 milhões de pessoas participaram dos eventos do Ano da Misericórdia no Vaticano durante o ano de 2016.

Lewis, que participou dos Jubileus de 1983, 1987, 2000 e 2016, observou que se os peregrinos puderem planejar sua visita fora dos horários de pico, isso pode funcionar, mas eles devem estar preparados para multidões.

“Se puderem escolher ‘o caminho menos percorrido’, provavelmente melhorará sua apreciação”, disse, observando que os períodos mais movimentados provavelmente serão o verão, as férias e a abertura e fechamento da Porta Santa.

“Prepare-se para as multidões. Tenha paciência e use sapatos confortáveis para caminhar”, acrescentou Lewis.

Para o Jubileu de 2025, Roma alocou aproximadamente US$ 2,5 bilhões para 87 projetos de obras públicas, embora isso possa aumentar para US$ 4,3 bilhões.

A cidade planeja melhorar suas instalações de transporte e banheiros públicos, pavimentar ruas, construir estacionamentos subterrâneos e passarelas para pedestres e limpar a área ao redor da estação ferroviária central Termini.

Para o Jubileu em 2000, Roma construiu um grande estacionamento para ônibus de turismo debaixo da próxima colina Janiculum. Lewis disse que também trabalharam duro para tornar a Cidade Velha um pouco mais acessível para pessoas em cadeiras de rodas, acrescentando rampas nas calçadas e nas entradas das igrejas.

“O Vaticano trabalha muito com a cidade em tudo que possa tornar mais fácil a viagem do peregrino. O Vaticano e Roma querem ajudar a tornar a viagem agradável”, disse.

No início do próximo ano, o papa publicará a bula oficial declarando o Jubileu e marcando a data para a abertura da Porta Santa, que provavelmente será em dezembro de 2024.

As inscrições para o Jubileu serão abertas em setembro, informou a Santa Sé.

Lewis comentou que muitas das dicas práticas para indivíduos ou famílias que vão a Roma para o Jubileu são semelhantes às dicas típicas para qualquer turista na Cidade Eterna.

Um “cartão de peregrino” digital, criado pela Santa Sé, será uma ferramenta útil para facilitar o acesso aos sites mais importantes relacionados com o Ano Santo. Um “cartão de serviço” adicional também estará disponível por um pequeno preço e oferecerá descontos adicionais para museus, transporte e outros serviços.

A Santa Sé também divulgou recentemente a lista completa das celebrações jubilares temáticas que ocorrerão ao longo de 2025, como os jubileus para famílias, artistas e seminaristas.

Lewis recomendou que as famílias que viajam com crianças pequenas se certifiquem de que haja algo para elas todos os dias, lembrando que Roma tem espaços verdes, parques e playgrounds, além de locais ideais para um piquenique ou para as crianças correrem.

Ela também comentou que é importante destacar a “celebração espiritual da peregrinação” e a “diferença entre uma experiência de peregrinação e ser um turista”.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.