Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Programa ‘Ponto de Vista’ destaca Doação de Leite Humano                                     

- Publicidade -

O Programa PONTO DE VISTA, do sábado 27 de maio, teve como tema Doação de Leite Humano.                                         

Com objetivo de estimular a doação de leite humano, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, anualmente em 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano.

A prática do aleitamento está relacionada a inúmeros benefícios, uma vez que o leite materno tem todos os nutrientes de que o bebê precisa até os seis meses de vida, protegendo-o contra doenças.

Após a amamentação exclusiva, uma alimentação complementar adequada e saudável deve ser oferecida e a amamentação deve continuar em paralelo até o segundo ano de vida ou mais da criança.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o aleitamento materno de longa duração também contribui para a saúde e o bem-estar das mães, reduzindo o risco de câncer de ovário e de mama e ajudando a espaçar gestações. A amamentação dos recém-nascidos na primeira hora de vida também é vital, protegendo o bebê de infecções e reduzindo a mortalidade neonatal. Além desses benefícios, a amamentação também fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Segundo dados da OPAS, no mundo, apenas quatro em cada dez (44%) crianças são amamentadas exclusivamente nos primeiros 6 meses de vida. Na região das Américas, essa taxa é de 38% das crianças e somente 32% continuam sendo amamentadas até os dois anos. Especificamente na América Latina e no Caribe, menos da metade dos bebês (48%) são amamentados em sua primeira hora de vida.

Uma das metas globais de amamentação é de 50% de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida até 2025. Já dentro das metas da Agenda 2030, a amamentação exclusiva nesse período deve ser de 70%.

O leite materno é importante para todos os bebês, mas para recém-nascidos prematuros e doentes, ele fornece benefícios de saúde de importância vital e age como um remédio que somente ele pode fornecer.

CONVIDADAS:

– Neiva Barreto – Enfermeira do Banco de Leite / HU (Hospital  Universitário Dourados/MS )

– Liz Peixoto Freitas – Nutricionista / HU (Hospital  Universitário Dourados/MS)

O programa Ponto de Vista tem a apresentação do Padre Fernando Lorenz e produção de Ozair Sanabria e Jornalista Reynaldo Felix.

Reveja o programa na Íntegra:

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.