Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Governo da Nicarágua bloqueia contas bancárias de dioceses e paróquias

- Publicidade -

Acidigital

O governo de Daniel Ortega ordenou o bloqueio das contas bancárias de várias dioceses e paróquias da Nicarágua, segundo denunciaram defensores dos direitos humanos, padres e meios de comunicação.

Até a publicação desta matéria, nem a Conferência Episcopal da Nicarágua nem os bispos do país emitiram um comunicado oficial.

Segundo disseram fontes eclesiásticas ao jornal 100% Noticias, o cardeal Leopoldo Brenes, arcebispo de Manágua, na capital do país, tentou sem sucesso acessar as contas desde a noite da quinta-feira (25). Segundo a revista Expediente Público, quando o cardeal Brenes foi questionado sobre o assunto, ele respondeu: “estamos vendo como resolver a situação”.

Na noite de sexta-feira (26), a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, entrou em contato com fontes nicaraguenses próximas à Igreja no país.

Martha Patricia Molina, advogada e autora do estudo “Nicarágua: uma igreja perseguida?”, disse que a “informação que alguns religiosos têm é que as contas estão congeladas, não há acesso”.

Félix Maradiaga, ex-candidato presidencial na Nicarágua e presidente da Fundação Libertad, confirmou à ACI Prensa o congelamento das contas.

“O bloqueio começou com duas das dioceses mais importantes da Nicarágua, que são a diocese de Matagalpa, no norte da Nicarágua, e a diocese de Estelí. A diocese de Matagalpa é a minha diocese, precisamente a do nosso bispo dom Rolando Álvarez, condenado injusta e arbitrariamente a 26 anos de prisão”, disse o ativista na sexta-feira (26)

Maradiaga, que também é ex-preso político e opositor do regime, disse saber “que outras contas bancárias de organizações católicas, como escolas, universidades e centros de atendimento a pessoas vulneráveis, também foram congeladas”.

“Por exemplo, na cabeceira da Região Autônoma da Costa Sul do Caribe, na cidade de Bluefields, existem algumas organizações católicas que também receberam a mesma notificação do sistema financeiro nacional”, continuou.

O político nicaraguense disse que, durante a sexta-feira (26), a Fundação Libertad recebeu a mesma informação de mais constituintes e municípios do país.

“Uma das questões que não está clara é o que acontece com esses fundos, que são fundos que pertencem à Igreja, que foram obtidos com as contribuições dos leigos e esses fundos estão congelados neste momento”, disse.

O padre Erick Díaz, da diocese de Matagalpa que está exilado e atua na diocese de Chicago, EUA, disse à ACI Prensa na noite de sexta-feira que o ocorrido “agrava ainda mais a situação da Igreja porque já não conseguirá sustentar suas instituições, nem mesmo pagar por seus serviços básicos”.

“Isso é uma morte financeira para a Igreja parar de funcionar”, disse.

Maradiaga disse que “este é mais um ataque frontal contra a Igreja Católica e um ato perverso de perseguição religiosa que revela as verdadeiras intenções do regime: que é silenciar a voz profética e pastoral da Igreja”.

“Mas, além disso, tentar eliminar também a presença institucional católica na Nicarágua”, acrescentou.

Molina disse, em entrevista à ACI Prensa, que “não é a primeira vez que as contas religiosas são congeladas e seus bens confiscados”.

“No entanto, nunca aconteceu de forma tão massiva. Então acho que devemos esperar pelas próximas horas para ver qual é o primeiro pronunciamento da Conferência Episcopal da Nicarágua”, disse.

Para a pesquisadora nicaraguense, o congelamento das contas “afetaria seriamente cada uma das paróquias e dioceses, porque lembramos que elas têm sua própria dinâmica e suas próprias despesas, seus serviços administrativos básicos”.

“Tudo isso causaria um desastre financeiro”, concluiu.

Na semana passada, o regime de Ortega e de sua mulher a vice-presidente, Rosario Murillo, ordenou à Polícia Nacional a intervenção de três padres católicos. O último deles, o padre Jaime Iván Montesinos Sauceda, foi preso em 23 de maio e posteriormente acusado de “ter cometido atos que atentam contra a soberania, independência e autodeterminação da nação”.

Nos últimos cinco anos houve ao menos 529 ataques de Ortega contra a Igreja, 90 deles foram cometidos em 2023, segundo o relatório “Nicarágua: uma igreja perseguida?”

Entre os ataques, o documento cita a prisão injusta de dom Rolando Álvarez, desde fevereiro. Também relata 32 religiosas expulsas do país, sete igrejas confiscadas pelo regime e vários meios de comunicação fechados.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.