Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

- Publicidade -

O Programa Ponto de Vista, do sábado 03 de junho debateu o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio.

De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.

Como surgiu o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil

A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Normalmente, nesta data, são realizadas diversas atividades, sejam nas escolas e demais espaços sociais, como por exemplo palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual.

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

CONVIDADOS:

– Sylvianara Aparecida da Costa Escobar – Mestre em Psicologia pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) (2018); Psicóloga do HU (Hospital Universitário de Dourados, atende vítimas de violência sexual;

– Dra. Ana Cláudia Gomes – Formada em Direito pela UFMT (Universidade Federal do Moto Grosso) Delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados /MS;

Danino Monteiro Rosset –  Educador Social, artista cênico, facilitador das políticas públicas para crianças e adolescentes e consultor da campanha ‘Faça Bonito’ – proteja nossa crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual;

– Adrieli Fernanda Coelho do Nascimento –  Assistente Social na Coordenadoria Regional de Educação. Esta como Coordenadora do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Comcex).

– Luíza Ibanhes – Guarda Municipal e membra do (Comitê Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Comcex).

O programa Ponto de Vista tem a apresentação do Padre Fernando Lorenz e produção de Ozair Sanabria e Jornalista Reynaldo Felix.

Reveja o programa na Íntegra:

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.