Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Programa Ponto de Vista aborda o combate a Obesidade Infantil

- Publicidade -

Da redação:

O Programa ‘Ponto de Vista’, de sábado 17 de Junho, abordou o Combate a Obesidade Infantil em nosso país.

Dados:

Até um terço das crianças e adolescentes pode ter de conviver com a obesidade no Brasil, até 2035, segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2023. Estima-se que, em 12 anos, cerca de 23% das meninas e 33% dos meninos serão obesos no país. Até 2020, 12,5% das meninas e 18% dos meninos estavam nessa condição.

Os números mostram que as taxas de obesidade estão crescendo rapidamente entre as crianças e nos países mais pobres. Segundo o relatório, os índices de crianças obesas em todo o mundo podem mais que dobrar em relação a 2020, passando para 208 milhões de meninos e 175 milhões de meninas obesas até 2035 – serão aproximadamente 400 milhões de crianças obesas.

Em relação aos adultos, os dados também são preocupantes: até 2035, 4 em cada 10 adultos (41%) no Brasil podem ter obesidade, indica o levantamento. Ainda assim, esse aumento é menor do que o previsto para crianças. O atlas calcula um crescimento da obesidade infantil no país de 4,4% ao ano, enquanto para adultos a estimativa é de um crescimento anual de 2,8%.

“É particularmente preocupante ver as taxas de obesidade crescendo mais rapidamente entre crianças e adolescentes”, afirmou Louise Baur, presidente da Federação Mundial da Obesidade, responsável pelo levantamento.

O relatório usa como referência o índice de massa corporal (IMC), número calculado dividindo o peso de uma pessoa em quilogramas por sua altura em metros ao quadrado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define uma pontuação de IMC acima de 25 como sobrepeso e acima de 30 como obesidade.

CONVIDADOS:

– Gilmar Lima Caetano – Psicanalista formado pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto(FMRP). Historiador, Mestre e doutor pela Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD);

– Danielle Amorim – Psicóloga clínica, Graduada pela Unigran, Pós Graduada em inclusão escolar e autismo;

– Natália Garoni Martins Médica Pediatra e Neonatologista, Atua nas UTIs Neonatais do Hospital Universitário, Hospital Santa Rita e Hospital Evangélico e Atendimento em Consultório Médico.

O programa Ponto de Vista tem a apresentação do Padre Fernando Lorenz e produção de Ozair Sanabria e Jornalista Reynaldo Felix.

Reveja o programa na Íntegra:

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.