Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Reflexos do Coração 03: Início da Quaresma

- Publicidade -

“Não quero a morte do pecador, mas que ele muda de conduta” – Ezequiel 33, 11

Iniciando nossa caminhada quaresmal, somos chamados a preparar o nosso coração.

Na próxima quarta-feira (quarta feira de cinzas), iniciamos a nossa caminhada quaresmal. Serão 40 dias de preparação. Portanto na contagem de dias corridos, excluindo-se os 4 domingos, termina na quinta-feira santa, antes da celebração da Ceia do Senhor. Nestes dias, todo o povo é convidado a uma preparação mais profunda e, sobretudo, espiritual. Os exercícios quaresmais incluem jejum, abstinência de carne, oração, sacrifícios e sobretudo atos de caridade e misericórdia.

            Assim como Jesus ficou 40 dias no deserto, esse deserto de Jesus nos convida a também nos retirar do burburinho e da correria da vida moderna, abster-se dos prazeres e certas facilidades, fazer sacrifícios e exercitar a oração e a caridade para com todos.

Nestes dias somos convidados a mergulhar em uma espiritualidade mais profunda, para preparar todo o nosso ser (corpo, alma e espírito) para celebrar dignamente os grandes mistérios da nossa redenção (Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo), na Páscoa.

Sem este “mergulhar” no mistério e na pessoa de Jesus, não há uma preparação adequada. O Mistério da Salvação é muito grande e muito profundo, por isso exige de nós uma preparação condizente.

A partir de agora, contemplando a Páscoa que se avizinha, somos convidados a nos preparar para, dignamente, celebrar, ou melhor, atualizar, viver hoje, sua morte, ressurreição, glorificação e entrega do Espírito. É tempo precioso para nós.

Muitos pensam que é um tempo triste, de fazer cara dura e séria, um tempo que eu devo agüentar porque me convidam a fazer penitência, a arrepender-me, a rezar e eu não vejo a hora de que chegue a páscoa para festar. Tudo isso é muito sério, exige de nós concentração, silêncio, penitencia, oração e renúncias. Mas não significa que é um tempo triste, chato, que a gente torce para acabar logo. É um tempo de preparação que exige de nós um posicionamento de recolhimento e meditação. Por isso precisamos nos afastar dos barulhos e das distrações do mundo. Entrar no deserto com Jesus.

Toda essa preparação tem como objetivo nos ajudar a mudar de vida, abandonar o pecado, voltarmo-nos mais para Deus e assumir seu mandato de amor, de humildade e de entrega. Consiste em desterrar de nós, afastar de nosso interior, de nossa vida aquilo que é velho, que me arruína, que é mau, que me leva para a morte. E o que nós podemos fazer de concreto, nesta quaresma?

Primeiro: Orar mais. Rezar mais do que eu costumo rezar. Mais tempo, mais profundidade. Eu tenho que me dispor para isto. Me determinar. Tomar uma atitude. Escolha um horário fixo, cada dia.

Segundo:  Ler a Palavra. Interessar-me pela Palavra de Deus. Acompanhar pelo menos a Palavra que a Igreja propõe nas celebrações. Todas as leituras nos falam e nos conduzem à páscoa.

Terceiro:  Jejuar. A Igreja propõe o mínimo de jejum, que é quarta-feira de cinzas e sexta feira santa. Esse jejum proposto pela Igreja consiste na abstinência de carne e limitar-se a uma refeição completa no dia. O jejum me afasta dos apegos do mundo e me aproxima de Deus. É uma forma excelente de louvor a Deus. O jejum tem uma força muito grande para fortificar minha comunhão com o Senhor e também para comover o coração de Deus. É uma forma de enfraquecer os apetites do corpo, para fortalecer o nosso espírito. Ele nos afasta do mundo e nos aproxima de Deus.

Quarto: Esmola.  Hoje os tempos estão desafiadores, pois, pelo desvirtuamento da verdade (assunto já abordado parcialmente) não sabemos mais qual a intenção de quem pede. Mas não esqueçamos que a esmola é uma obra de misericórdia claramente aconselhada e incentivada por Jesus. (Mateus 6, 4)

Quinto: Acompanhar a via sacra. Ou para aqueles que faltam à Missa aos domingos, que se determinem a participar e não perder nenhum domingo consagrando-o ao Senhor.

Sexto:  Penitência particular: Como cada pessoa se conhece, pode fazer alguma penitência particular. Fazer algum ato que me custe, com a intenção de agradar ao Senhor. A penitência eu que escolho.

Não confundir a penitencia com fórmulas de emagrecimento, ou outra coisa do tipo. A penitencia consiste em abster-se de algo que é agradável (refrigerante, doces, bebida alcoólica, jogos, algo que nos satisfaz), renunciar algum vicio. Determine-se hoje a fazer alguma coisa, preparando teu coração para esta páscoa. Tome uma atitude, nem que seja pouca coisa, mas seja fiel, persevere até o final.

Sugestões de penitencia para essa quaresma:

Não assistir novelas; ou evitar refrigerantes; ou abster-se de carne às sextas feiras; oferecer o perdão a quem precisa; dar assistência a quem necessita, ausentar-se das redes sociais, ou usar celular o mínimo necessário, etc.       

Reflexos do Coração 03: Início da Quaresma

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.