Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Papa Francisco fala em ‘via-sacra’ dos migrantes: eles representam a carne sofredora de Cristo

- Publicidade -

Acidigital

“Nunca se esqueçam de sua dignidade humana, não tenham medo de olhar os outros nos olhos. Vocês são filhos de Deus”, disse o papa Francisco na mensagem que enviou a um grupo de migrantes do centro de acolhimento de Lajas Blancas, perto de Darién, no Panamá.

Darién é uma selva inóspita entre a Colômbia e o Panamá atravessada todos os anos por centenas de milhares de migrantes rumo aos EUA.

Esta crise migratória será abordada de 19 a 22 de março pelas diretrizes dos episcopados da Colômbia, Panamá e Costa Rica, num encontro realizado com o tema “Páscoa com nossos irmãos migrantes”.

No escrito, de caráter pessoal e divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé hoje (21), o papa Francisco diz que ele também é filho de migrantes “que saíram em busca de um futuro melhor”.

“Houve momentos em que eles ficaram sem nada, passaram até fome, com as mãos vazias, mas com o coração cheio de esperança”, escreveu o papa ao recordar os seus familiares.

Ele agradeceu aos bispos pela sua presença no Panamá e falou deles como “o rosto de uma Igreja mãe que caminha com os seus filhos e filhas, nos quais descobre o rosto de Cristo e, como Verônica, com carinho, proporciona alívio e esperança na via-sacra da migração”.

Para o papa Francisco, os migrantes “representam a carne sofredora de Cristo, quando são obrigados a abandonar sua terra, a enfrentar os riscos e as tribulações de um caminho difícil, quando não encontram outra saída”.

“A indiferença que sangra o Darién”

Além desta mensagem, o papa Francisco também escreveu uma carta aos bispos participantes do encontro, na qual denunciou “a indiferença que sangra no Darién”.

Na sua carta, publicada ontem (20), o papa lamentou o sofrimento dos migrantes que chegam àquele lugar, onde “os irmãos e irmãs migrantes nos esperam, na margem terrestre de um mar de lágrimas e de morte que une homens e mulheres, adultos e crianças das mais diferentes latitudes”.

Francisco definiu o Darién como “uma selva que é um triunfo da natureza, mas que hoje se torna uma verdadeira via-sacra que não apenas evidencia os limites da governança migratória no hemisfério ocidental, mas também alimenta um negócio próspero que permite o acúmulo de lucros ilícitos do tráfico de pessoas”.

“O caminho da migração precisa de pastores e agentes pastorais que ousem superar os limites do que está estabelecido”, concluiu.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.