Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Ponto de Vista destaca a prática das atitudes de ‘Acolhida’ na igreja

- Publicidade -

O programa Ponto de vista do sábado(25/05) teve como destaque a prática das atitudes de ‘Acolhida’ na igreja.

A prática das atitudes de acolhida pode mudar a vida das pessoas, porque os gestos têm grande força transformadora. Eles não só conseguem unir, mas também levam à superação de muitas diferenças. Assim podemos até afirmar que, nos verdadeiros gestos de acolhida está presente algo próprio de arrependimento e a capacidade real do exercício do amor fraterno.

A palavra “acolhimento” tem uma dimensão fortemente comunitária, porque provoca união e fraternidade entre as pessoas. É impossível ser feliz aquele que vive dividido dentro de um grupo de indivíduos, dificultando o calor humano entre seus membros. Como muito bem diz o ditado popular: “Ninguém é uma ilha”, desconectado totalmente de uma verdadeira convivência de fraternidade.

O acolhimento, como dito acima, pode transformar a vida das pessoas. Foi justamente o que aconteceu com o apóstolo Paulo, antes defensor da Lei de Moisés, agora passou de perseguidor de Jesus Cristo e dos cristãos a ser anunciador coerente da Palavra de Deus (cf. I Tm 1,12-13). Quando somos motivados por fundamentos autênticos, podemos mudar totalmente de comportamento.

 Na parábola da ovelha perdida, contada por Jesus, Ele age contra o acúmulo, porque deixa as noventa e nove de lado e vai à busca de uma só que havia desaparecido (Lc 15,3). A acolhida tem uma dimensão divina e deve ser para todos, até mesmo aos filhos que abandonam a casa do pai e caem numa vida desregrada, mas voltam e são acolhidos novamente de forma fraterna no seio familiar.

(Fonte – CNBB –  Artigo de Dom Paulo Mendes Peixoto / Arcebispo de Uberaba/MG)

CONVIDADOS:

  • Felipe Rodrigues Boeira: Foi Coordenador da Pastoral da Acolhida da paróquia N.Sra, Aparecida do BNH 4° Plano em Dourados. É membro da pastoral da liturgia e da escola de evangelização Santo André. Atualmente está como Coordenador da Comissão Diocesana da Pastoral da Acolhida;
  • Neuza Silveira de Souza – Coordenadora da Comissão Arquidiocesana Bíblico Catequética de Belo Horizonte/BH (Por telefone);
  • Janete Favero: Membra da Ação Evangelizadora da Diocese de Dourados;
  • Pe. Jânison de Sá Santos – Arquidiocese de Aracaju/SE – Subsecretário pastoral da CNBB(Por telefone);
  • O programa Ponto de Vista tem a apresentação do Padre Alexsandro da Silva Lima  com produção de Ozair Sanábria e do Jornalista Reynaldo Felix e vai ao ar na Rádio Coração 95,7 FM todos os sábados das 7h30 às 9h. Reveja o programa na íntegra:

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.