Acidigital
O papa Leão XIV e o fundador da Comunidade de Sant’Egídio, Andrea Riccardi, discutiram ontem (5) no Vaticano a situação internacional marcada pelos vários conflitos abertos em diferentes regiões do mundo.
O encontro foi organizado na véspera do 58º aniversário da comunidade nascida em Roma inspirada pelo Concílio Vaticano II.
Na conversa, eles falaram sobre o elevado número de vítimas causadas por conflitos armados.
Foi enfatizada a importância do papel que os cristãos e a Igreja são chamados a desempenhar na promoção da paz, contribuindo ativamente para a superação da violência e das divisões.
Em particular, destacou-se o valor do diálogo ecumênico e inter-religioso como um recurso fundamental, promovido no chamado “espírito de Assis”: movimento de diálogo inter-religioso e oração comunitária pela paz mundial, iniciado pelo papa são João Paulo II em 27 de outubro de 1986 na cidade de Assis, Itália, para rejeitar o uso da violência em nome da religião e promover o encontro, a reconciliação e a coexistência pacífica entre os povos.
A Comunidade de Sant’Egídio é um movimento leigo católico fundado em 1968 por Andrea Riccardi em Roma, que se concentra na oração, na solidariedade com os pobres, especialmente os sem-teto e os idosos, e na paz, atuando em cerca de 70 países.





