Da redação :
O programa Ponto de Vista de sábado (22/06) destacou a prevenção a saúde e combate violência contra pessoa idosa.
O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15/6, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.
De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.
Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – CODEPLAN, a população idosa do DF crescerá 63% em uma década, chegando a mais de 565 mil pessoas em 2030.
Denúncias de violência contra pessoas idosas podem ser registradas na Central Judicial do Idoso, por WhatsApp, no número 3103-7616; em qualquer delegacia de polícia ou pelos canais. Disque 100 e Polícia Militar (190)
CONVIDADOS:
- Rosane Carvalho – Coordenadora Pastoral da Pessoa Idosa – Dourados/MS
- Francisco Claudio Romero de Oliveira – Presidente do Lar do Idoso Dourados/MS;
- Idalina Ferrari – Membro do Conselho da Pessoa Idosa e professora do Curso de Enfemagem na UEMS. Trabalha com idosos no projeto da Universade UNAMI, que existe a mais de 10 anos;
- Dra. Alair Laranhaga : Presidente da Comissão da Pessoa idosa da OAB Dourados/Itaporã-MS;
- Dr. Luiz Alexandre Bela Farage -Médico Clinico/Geriatra: (Por telefone) O programa Ponto de Vista tem a apresentação do Padre Alexsandro da Silva Lima com produção de Ozair Sanábria e do Jornalista Reynaldo Felix e vai ao ar na Rádio Coração 95,7 FM todos os sábados das 7h30 às 9h. Reveja o programa na íntegra: