Acidigital
O papa Leão XIV enviou um telegrama aos participantes da XIII Assembleia Ordinária e da X Jornada de Estudo da Sociedade de Catequistas da América Latina e do Caribe (SCALA), que acontece de 7 a 11 de julho em Assunção, Paraguai, e os encorajou a transparecerem a “presença viva” de Cristo.
“O Santo Padre os encoraja a renovar, a partir deste conhecimento amoroso de Cristo, o desejo de anunciá-lo, de evangelizar e de levar outros ao “sim” da fé nele, transparecendo sua presença viva”, diz a mensagem, assinada, como de costume nesses casos, pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin.
No telegrama, dirigido ao presidente da SCALA, padre Mario Segura Bonilla, o papa também os convidou a continuar a concentrar sua reflexão na pessoa de Jesus de Nazaré, “centro e objetivo da catequese”, e os exortou a renovar seu desejo de anunciá-lo com alegria.
Leão XIV elogiou o fato de que esses dias de encontro – também promovidos pelo Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM) – têm “como objetivo principal a reflexão sobre a pessoa de Jesus de Nazaré”.
Por fim, invocou a intercessão da Virgem Maria, Mãe do Bom Conselho, e concedeu a bênção apostólica como garantia de abundantes dons celestiais.
Segundo os organizadores, as Jornadas SCALA não só oferecem formação acadêmica, mas também criam espaços de intercâmbio eclesial, fortalecendo os laços entre os catequistas a serviço da evangelização na América Latina.
Este evento faz parte do processo de renovação da catequese no Paraguai iniciado em 2015, com o objetivo de atualizar os itinerários da iniciação cristã à luz do Documento de Aparecida, do Diretório para a Catequese (2020), da exortação apostólica Evangelii gaudium, do magistério do papa Francisco e do caminho sinodal que a Igreja Católica está vivendo.