Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Leão XIV pede no Ângelus o pleno respeito ao direito humanitário em Gaza

- Publicidade -

Acidigital

Dez dias depois do ataque à paróquia da Sagrada Família, a única igreja católica em Gaza, que matou três pessoas, incluindo duas mulheres refugiadas, o papa Leão XIV fez um chamado a negociar para um futuro de paz e a respeitar plenamente o direito humanitário.

“Renovo o meu apelo sincero ao cessar-fogo, à libertação dos reféns e ao respeito integral pelo direito humanitário”, disse o papa.

Leão XIV disse que toda pessoa “tem uma dignidade intrínseca que lhe é conferida pelo próprio Deus” e exortou às partes de todos os conflitos a “reconhecê-la e a cessar qualquer ação contrária a ela”.

“Exorto a negociar um futuro de paz para todos os povos e a rejeitar tudo o que possa prejudicá-lo”, disse.

O papa Leão XIV voltou seus pensamentos para os muitos conflitos abertos no mundo e expressou sua proximidade com “todos aqueles que sofrem devido aos conflitos e à violência no mundo”.

Ele enfatizou particularmente a grave crise alimentar em Gaza, com milhares de crianças desnutridas e mortes diárias por inanição. “Acompanho com grande preocupação a gravíssima situação humanitária em Gaza, onde a população civil é esmagada pela fome e continua a ser exposta à violência e à morte”.

O papa também expressou preocupação com a escalada da violência no sul da Síria.

Ele também mencionou a situação na fronteira entre o Camboja e a Tailândia, onde, desde 24 de julho de 2025, confrontos violentos eclodiram principalmente em áreas próximas ao templo Ta Muen Thom / Preah Vihear, cuja soberania é objeto de disputa.

“Rezo pelas pessoas envolvidas nos confrontos na fronteira entre a Tailândia e o Camboja, especialmente pelas crianças e famílias deslocadas. Que o Príncipe da Paz inspire todos a procurar o diálogo e a reconciliação”, disse.

O papa confiou a Nossa Senhora sua súplica pelos inocentes e pelos responsáveis pelo destino dos povos: “Confio a Maria, Rainha da Paz, as vítimas inocentes dos conflitos e os governantes que têm o poder de lhes pôr fim”.

Saudações aos participantes da EWTN Summer Academy

O papa Leão XIV também saudou os participantes da EWTN Summer Academy, organizada pela agência de mídia vaticana EWTN News: um programa intensivo de formação em comunicação católica para jovens entre 21 e 35 anos com experiência prévia na criação de conteúdo digital.

Ele também lembrou que este domingo marca o V Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas sob o tema “Bem-aventurado aquele que não perdeu a sua esperança”.

Diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o papa elogiou o papel insubstituível dos idosos como guardiões da memória, transmissores da fé e “testemunhas da esperança”.

“Olhemos para os avós, para os idosos como testemunhas da esperança, capazes de iluminar o caminho das novas gerações. Não os deixemos sozinhos, mas nos unamos a eles em uma aliança de amor e oração”, disse.

Por fim, o papa falou em espanhol para saudar os milhares de jovens que participarão do jubileu de 28 de julho a 3 de agosto, um dos eventos mais aguardados deste Ano Santo de 2025.

“Saúdo com especial afeto os jovens de diferentes países reunidos em Roma para o Jubileu dos Jovens. Espero que seja para todos uma ocasião para encontrar Cristo e sair reforçados na fé e no compromisso de segui-lo com coerência”, concluiu.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.