
Por Luiz Faria Torres
- Assim sendo, Jesus Cristo cumulou a sua Igreja com prerrogativas que só a Igreja tem, vejamos:
- A IGREJA É UNA – ou seja ela é una e única, pois tem sua fundação originada em um Deus Uno e Trino, ou seja, um único Deus em três pessoas distintas. Esse é um mistério insondável pelo coração e pela inteligência humana.
- A IGREJA É SANTA – porque ela é o Corpo cuja cabeça é o próprio Deus feito homem, Jesus Cristo. Sua santidade santifica o seu corpo que é a Igreja.
- A IGREJA É CATÓLICA, esse termo tem origem no grego que significa para todo o mundo, universal, enviada a todo o universo para levar a mensagem de salvação.
- A IGREJA É APOSTÓLICA, pois é pela sucessão apostólica que garantiu e continua a garantir a sua continuidade através dos séculos. Ela se origina nos apóstolos, escolhidos e separados por Jesus, e segue até o fim dos tempos. Essa linha sucessória não se rompe. Teve seus percalços ao longo da história, mas sempre existiu um sucessor de Pedro que garantiu a sua unidade e autoridade recebida do próprio Senhor.
Mas a Igreja também tem seus paradoxos:
- SANTA E PECADORA – Por ser uma instituição Divina é Santa, sem Mancha e infalível, mas a Igreja também é uma instituição humana, isto é, formada e conduzida por homens escolhidos por Deus que falham e tem suas fraquezas. Ou seja: Santa da parte de Deus e pecadora da parte dos homens.
- VISIVEL E INVISIVEL – Visível porque está e caminha na terra. É uma instituição que existe e caminha neste mundo visível. Mas é também invisível pois é espiritual, transcende a humanidade dos seus membros e ao longo da história. ´Pertencem à mesma Igreja todos aqueles que já morreram na amizade de Deus e estão na Pátria Celeste, chamada “Comunhão dos Santos”.
- DIVINA E HUMANA – Divina porque tem como cabeça o próprio Deus. É Ele que santifica e diviniza a Igreja e é humana porque é formada aqui na terra por pessoas humanas que creem no Cristo como seu Salvador e Senhor.
- LOCAL E UNIVERSAL – A Igreja se faz presente nos locais onde existem pessoas, onde moram filhos de Deus, mas é também universal pois está presente em toda a terra, onde formos sempre encontraremos uma Igreja para nos acolher. Ela é Mãe. Mesmo nos lugares onde ela é perseguida, está presente.
Além destas principais verdades sobre a Igreja, muitas outras poderíamos elencar aqui,
Porém o tempo não nos permite. Mas deixamos claro que é por essas e tantas outras verdades a respeito da Igreja Católica que amamos, defendemos e entregamos nossa vida por ela. Pois é através dela que chegaremos à plenitude dos tempos, e contemplaremos face a face o Senhor Jesus.
Para encerrar, nenhuma instituição sobreviveria aos ataques e problemas vividos pela Igreja, ao longo dos séculos. A Igreja sobreviveu e sobrevive a tudo, erros, heresias, apostasias, perseguições, violências e martírios, falhas humanas dos seus pastores, porque sempre foi, é e será até o fim dos tempos sustentada, guiada e inspirada pelo Espírito Santo de Deus, sendo assim, Ela é infalível quando se pronuncia e decide sobre questões de Fé. A partir da Cátedra de São Pedro.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre!
