Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Os horários do conclave que começa hoje

- Publicidade -

Acidigital

O conclave começa hoje, 7 de maio, e todos os olhares estarão voltados para a chaminé na Capela Sistina, de onde sairá a fumaça branca que anunciará a eleição do novo papa.

Durante o conclave, os cardeais fazem quatro votações diárias: duas pela manhã e duas à tarde. Cada bloco de votação é seguido pela fumaça, que será preta caso não haja consenso, ou branca se o novo papa já tiver sido eleito.

Hoje (7), não terá a votação da manhã, pois foi celebrada a Missa Pro eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro às 10h (5h em Brasília).

A votação ocorrerá só no período da tarde de hoje, portanto, terá fumaça por volta das 19h (14h em Brasília), confirmou a Santa Sé.

Nos próximos dias, se o papa não for eleito na primeira votação da manhã, será feita imediatamente uma segunda votação. Ambas as cédulas são queimadas juntas, resultando em uma possível fumaça por volta das 12h (7h em Brasília). Se, no entanto, o papa for eleito na primeira votação da manhã, a fumaça branca aparecerá por volta das 10h30 (5h30 em Brasília).

O mesmo processo se repete à tarde. Depois de um breve intervalo, mais duas votações serão feitas. Se não houver consenso, a fumaça é esperada por volta das 19h (14h em Brasília). Mas se o papa for eleito na primeira votação da tarde, a fumaça branca será visível cerca das 17h30 (12h30)

A fumaça é produzida pela queima das cédulas de cada cardeal, junto com compostos químicos que tingem a fumaça de preto ou branco. Depois da fumaça branca, os sinos de São Pedro soarão alto para confirmar o tão esperado Habemus Papam.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.